terça-feira, 12 de novembro de 2024

" A Bolacha Maria e a sua origem", por João Carlos Farrapa


por João Carlos Farrapa

Uma das referências das sobremesas e doçaria portuguesa , é sem duvida a Bolacha Maria .

Não podemos , em muitos casos , separar a questão da sempre presença do ilustre Vinho do Porto , onde a sua personalidade ameniza o doce , com a sua mescla e toque de Conhaque , onde muitas vezes está presente na confecção do Portos no geral.

Mas de momento temos a referenciar a ilustre história de origem desta Bolacha mundialmente conhecida.

Sendo uma forma criada em 1874 , por um confeiteiro , para homenagear o casamento entre a Duquesa Maria Aleksandrova da Rússia com o Duque de Edimburgo, deu á sua criação, o nome da sua nobre compatriota .

Tendo sido realizado o casamento na Catedral de São Petersburgo , e as bodas no seu país de origem , a bolacha em si não teve muita relevância desde essa época , até ao inicio do sec XIX.

Com o desenvolvimento da indústria e comércio na Revolução Industrial , a ilustre Bolacha Maria , conheceu outros mercados e países,entre eles a Inglaterra , onde não teve uma grande relevância , mas na Europa ,teve uma outra perspectiva de aplicação , tanto na culinária como no consumo generalizado.

No caso da doçaria portuguesa , mantem , ainda na atualidade ,uma presença assídua e bem vinda , nas mesas portuguesas e na doçaria tradicional.

Assim sendo , quando abrirmos um pacote de Bolacha Maria , de nossa parte , enviamos as nossas referências póstumas ao Confeiteiro Russo que as idealizou e á Duquesa Maria Aleksandrova de Edimburgo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aninha conquista 10º etapa do Aberto do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, no Rio de Janeiro

  Dessa vez, não ficou no quase, depois da prata na última etapa do Aberto de João Pessoa, na Paraíba, a atleta três-lagoense, Ana Carolina ...