O Seio de Maria Antonieta
França , sec XVIII, e a referência de Maria Antonieta ,não poderia faltar , como alguém de destaque tanto na Corte como no Champanhe.
De que forma? De uma forma bem discreta !
Casada com Luis XVI , o ultimo dos “Luises” , que morreu na guilhotina , muito mimada e narcisista , era uma assídua consumidora do tesoura da região , o Champanhe.
Sendo o habitual ambiente da Corte francesa , o luxo e a falta de pudor , eram diversas as festas e convivios que as figuras da realeza compartilhavam com os seus nobres e consortes.
Com a posição que ocupava , e sempre sendo o centro das atenções em todos esses eventos da Corte , também era uma referência para todos os convidados estrangeiros , que visitavam a Corte , levando ,para além fronteiras , a sua beleza , luxo e a sua presença constante como influenciadora de moda e costumes da Corte.
Mas a sua ideia foi mais além , quando considerou que poderia estar presente em todos os momentos e referências de nobreza por toda a Europa.
Entrando em contato com os seus artesãos , considerou a ideia de fazer algo que a representasse nesses momentos , em que não poderia estar presente fisicamente , mas como um símbolo.... e assim nasceu uma taça de Champanhe com a forma do seu seio !
O seu narcisismo e vaidade ,espalhou se por toda a Europa no sec XVIII , e ainda resiste na atualidade , como uma referência , presença e testemunho da sua beleza , através da forma de uma taça de Champanhe que todos usam.
Quando utilizarem esse modelo de taça , terão a experiência de um testemunho atemporal, e de “testamento” subtil , que Maria Antonieta deixou para a posteridade ,que mesmo tendo sido executada , a sua assinatura , perdurou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário