sábado, 16 de novembro de 2024

Suplementos adulterados: entenda o risco para a saúde




Nutróloga Gisele Werneck aponta os danos que a suplementação alterada pode causar e quais são os principais cuidados ao buscar a melhora na performance.



A busca por um físico perfeito e pelo melhor desempenho nos exercícios físicos são fatores que impulsionam a compra de suplementos alimentares no Brasil. No entanto, médicos alertam que é necessário sempre se manter atento a qualidade e procedência desses suplementos, já que alterações nos ingredientes acontecem com frequência. Segundo dados coletados pela Anvisa, 48% dos suplementos coletados para fiscalização apresentavam algum tipo de irregularidade.




De acordo com Gisele Werneck, médica nutróloga especialista em emagrecimento e performance, muitas pessoas procuram resultados rápidos e desejam gastar pouco durante o processo de emagrecimento ou ganho de massa, o que pode levar a compra de suplementos em sites que não são confiáveis e que vendem os produtos por um preço abaixo do que o esperado. “A utilização dos suplementos adulterados pode não apenas causar frustrações, já que o produto não auxiliará na chegada aos objetivos da maneira esperada, mas também trazer impactos mais graves à saúde do consumidor”, alerta a especialista.




Risco de reações adversas é uma possibilidade




A profissional aponta que os suplementos adulterados podem conter ingredientes tóxicos em sua composição, como metais pesados. Esses elementos, se consumidos diariamente, são danosos para o corpo, causando problemas diversos, como irritações gastrointestinais, reações alérgicas e danos ao fígado e rins. “A pessoa procura uma melhora no desempenho físico e acaba prejudicando a saúde, já que os danos podem ser irreversíveis e piorar a qualidade de vida daquele indivíduo”, Gisele afirma.




Além dos metais pesados, os suplementos adulterados também podem ter ingredientes não aprovados pela Anvisa, como estimulantes, anabolizantes e esteróides. Essas substâncias, ressalta a nutróloga, também podem gerar danos à saúde, principalmente se combinadas a outros medicamentos que a pessoa já toma regularmente. “Entre os possíveis prejuízos estão o aumento da pressão arterial e até mesmo danos psicológicos”, completa.




A médica ainda aponta a importância do acompanhamento profissional para evitar enganos na hora de comprar suplementos e não correr riscos em relação à saúde. “Um bom médico para direcionamento nesse momento é fundamental. O profissional será capaz de indicar quais são as marcas confiáveis e onde comprar. Além disso, ele também poderá ajustar as dosagens para cada caso específico, o que é central na hora de obter resultados”, destaca.




Fonte: Dra Gisele Werneck - Médica Nutróloga, especialista em bem-estar, beleza e performance humana.


Foto: Acervo Pessoal | Divulgação


Nutróloga Gisele Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aninha conquista 10º etapa do Aberto do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, no Rio de Janeiro

  Dessa vez, não ficou no quase, depois da prata na última etapa do Aberto de João Pessoa, na Paraíba, a atleta três-lagoense, Ana Carolina ...